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A utilização de suplementos de creatina é cada vez mais frequente entre quem pretende ganhar mais massa muscular, mas a verdade é que existem muitas dúvidas relativamente aos efeitos provocados pelo seu consumo.

Neste artigo vamos procurar a resposta para uma das questões que surge com maior frequência, entre quem está a começar a utilizar estes suplementos: a creatina engorda realmente?

Mas antes, é importante que se perceba porque é que os suplementos de creatina são tão populares.

Motivos Para a Popularidade dos Suplementos de Creatina

 

Existe um grande número de suplementos alimentares destinados a melhorar a performance física, mas de acordo com os especialistas, a creatina é o melhor suplemento para quem pretende alcançar melhores resultados durante a prática de exercícios físicos.

Os suplementos de creatina são especialmente úteis para melhorar a performance durante a prática de exercícios anaeróbicos, porque conferem maior capacidade de “explosão aos músculos”. Adicionalmente a creatina contribui para o aumento da massa muscular e das fibras, deixando o corpo mais preparado para exercícios físicos intensos.

Por todas estas razões, os suplementos de creatina são hoje indispensáveis para milhões de homens e mulheres que desejam aumentar a sua massa muscular, ou que simplesmente pretendem treinar durante mais tempo e com mais intensidade.

A Creatina Engorda?

 

Quem começa a tomar um suplemento de creatina e resolve tocar opinião com outras questões, por certo acabará por ouvir a afirmação: “Tem cuidado, porque a creatina engorda.”.

Será que esta ideia tem algum fundo de verdade, ou não passa de mais um dos muitos “mitos dos ginásios”. É isso que vamos ver nas próximas linhas.

Um dos problemas associados ao consumo de suplementos de creatina é a retenção de líquidos. Quando a creatina penetra nas células musculares, atua sobre a organela mitocondrial, a qual transforma glicose em energia. As mitocôndrias conferem energia às células e músculos, contribuindo para a tal explosão de energia, que é caraterística da suplementação com a creatina.

Acontece, que as mitocôndrias também são responsáveis pelo processo de osmose no interior das células, contribuindo para a manutenção do nível de água no interior das células. O consumo de creatina provoca a expansão da célula e consequentemente aumenta o teor de água intra celular.

A sensação de que a creatina engorda está, na verdade, associada a esta retenção de líquidos. Assim, a resposta que procuramos é: não, a creatina não engorda. Pode ocorrer uma sensação de inchaço e da maior volume, mas trata-se na realidade de retenção de líquidos.